Muitas pessoas acreditam que abrir uma pizzaria delivery em casa não é fácil, especialmente quando pensam no risco econômico que isso pode representar.
Ao contrário do que muitos pensam, uma pizzaria em casa não requer um grande investimento econômico.
Graças a popularidade desse alimento, criar uma pizzaria não traz muito risco de fracasso. Afinal, quem não gosta de uma boa pizza?
Os consumidores dependem cada vez mais de alimentos rápidos e fáceis devido ao seu horário de trabalho apertado. Então, as chances de errar ao abrir um negócio de pizzaria são muito baixas.
Para ajudar você a entender mais sobre como abrir uma pizzaria delivery, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
O que é preciso para abrir uma pizzaria delivery de sucesso?
Se você decidir abrir uma pizzaria delivery, pode se contentar com uma salinha: cerca de 30 metros quadrados podem ser suficientes, considerando que quase toda a área deverá ser dedicada a produção – cozinha equipada, bem como o forno adequado, uma geladeira, uma superfície de trabalho suficientemente grande e possivelmente uma batedeira.
Para abrir uma pizzaria tradicional, com um espaço contíguo para servir de restaurante, a questão se complica: além da cozinha, o local de servir também deverá ser projetada com cuidado e atenção e também os equipamentos deverão ser ampliados.
Isso porque, é preciso oferecer aos clientes um cardápio mais completo com produtos complementares, além de pizza, e talvez montar um pequeno bar ou um espaço especial na cozinha para o preparo de bebidas, bebidas alcoólicas e café.
Em uma pizzaria você nunca pode esquecer de banheiros adequados, separados para clientes e funcionários. Os destinados ao quadro de funcionários, para cumprimento da legislação, também devem dispor de área para vestiários.
A escolha do pessoal desempenha um papel importante tanto quanto a preparação de um local agradável e a preparação de excelentes pizzas.
Só com uma equipe unida e competente, mas também apaixonada pela restauração, será possível oferecer ao cliente o melhor serviço, conselhos sobre combinações a experimentar, entregas rápidas ao domicílio e um ambiente familiar e agradável.
Para quem quer fazer por conta própria, ou abrir um negócio exclusivamente familiar, as competências necessárias podem ser adquiridas por meio de cursos profissionalizantes.
Clica no link para descobrir como fazer um Curso Profissional de Pizzaiolo.
Passo a passo para abrir uma pizzaria delivery
Escolha seu modelo de negócio
Existem muitas opções para vender pizza. É um negócio que se adapta muito bem ao conceito de food truck (a venda de rua). Claro, você também pode montar um restaurante.
Há também a possibilidade de desenvolver o serviço de entrega em domicílio, aproveitando a tendência de entrega. E, por fim, é possível optar por um site especializado em pizzas para viagem.
Todas essas opções, e alguma combinação delas, podem ser boas ideias de negócios. Reserve algum tempo para definir sua proposta de valor muito bem. Então, foque em uma estratégia principal e tente fazer melhor do que a concorrência.
Estude o mercado
De fato, o mercado de restaurantes está bastante saturado. Se também adicionarmos as pizzas de estilo americano vendidas pela Domino’s ou outra franquia, parece que há pouco espaço para montar uma pizzaria.
Sim, há espaço, mas você precisa estudar muito bem o mercado na área onde deseja iniciar a atividade. Estude tudo o que sua concorrência oferece. Experimente seus produtos, experimente o serviço.
Tente encontrar o que poderia ser melhorado e o que poderia contribuir. Isso vale tanto para você quanto para uma pizzaria, como para qualquer nova empresa.
Contrate um pizzaiolo profissional
Você quer comer pizzas melhores do que a concorrência? Encontre um pizzaiolo profissional. Se puder, um italiano, é melhor ainda.
Com isso, não quero dizer que outros profissionais não poderiam se sair muito bem. Mas se você optar por um pizzaiolo experiente do berço da pizza, não terá apenas boas pizzas. Você também pode usar esse argumento em sua comunicação.
Aposte no forno a lenha
Eu sei, pode ser mais prático e barato optar por tecnologias mais modernas. Mas se você quiser dar um sabor especial às suas pizzas, considere instalar um forno a lenha de verdade. Novamente, você terá duas coisas. Melhor qualidade do produto e um argumento comercial.
Procure um lugar bem localizado
Em termos de restaurantes, o slogan “localização” é, sem dúvida, mais preciso do que para outros setores.
Não tenha medo da concorrência. O ideal é estar em uma área com muitos outros restaurantes. Quanto mais próximo você estiver da concorrência, mais poderá atrair clientes indecisos. Sabe, quem sai sem saber muito bem onde vai jantar.
Crie um ambiente
Quando você pensa em abrir um restaurante, a questão do design de interiores é muito importante. E não estou me referindo apenas à distribuição e decoração. Trata-se de criar um ambiente.
Você já notou que existem muitos lugares que parecem iguais?
Criar um ambiente não é fácil, mas é possível. Pense nos restaurantes que você mais gosta. Tente entender quais fatores de design influenciam. Aqui você tem que obter sua faceta como decorador de interiores.
Compromisso com a qualidade do serviço
Antes falei sobre a qualidade do produto, com pizzaiolo profissional e forno a lenha. Mas a qualidade do serviço é igualmente importante.
Aproveite que no Brasil ainda existem muitos restaurantes onde o nível de atenção é baixo. Se você cuida do relacionamento com os clientes e insiste em treinar sua equipe para que o atendimento seja otimizado, sem dúvida você vai notar os resultados.
São aquelas pequenas coisas, como um sorriso, resolver um problema, etc., que fazem os clientes voltarem a um lugar.
Dicas para ter uma pizzaria delivery
A pizza é uma das comidas preferidas do público, principalmente de jovens e crianças, tornando-a um negócio lucrativo. Além disso, há uma grande variedade delas e sua preparação é simples.
Se você gosta de gastronomia e quer investir em um empreendimento desse tipo, aqui estão algumas dicas que certamente vão fazer a diferença em uma pizzaria delivery:
1. Aprenda a fazer boas pizzas
Como eu já mencionei no inicio do artigo, é fundamental que você busque cursos para aprender a fazer as mais variedades pizzas, bem como outros tipos de refeições.
Dessa forma, você não só aprenderá a cozinhar pizzas com um bom tempero. Você também pode adicionar novos pratos ao seu menu, o que permitirá que você atraia mais clientes.
2. Desenvolva um plano de negócios
É fundamental criar um plano de negócios. Assim sendo, você precisa avaliar o orçamento que tem disponível e quanto irá gastar para empreender.
Este plano de negócios deve incluir a descrição de sua pizzaria, missão, visão, estrutura, membros, pontos fortes, oportunidades e fracos.
Além disso, você deve estudar o mercado para o qual vai vender e seu projeto de marketing. Não se esqueça de adicionar os custos iniciais e a receita projetada. Tudo isso vai te ajudar a gerenciar melhor o seu negócio.
3. Obtenha o capital necessário para o seu negócio
É claro, criar um pizzaria delivery a partir de casa não custará muito para você. Isso porque, provavelmente você já a maioria dos utensílios que precisa em casa.
Contudo, com o seu plano de negócios, você pode facilmente solicitar um empréstimo em um banco, se necessário.
4. Compre o equipamento necessário para o seu negócio
É verdade que, ao vender pizza de casa, muitos produtos não são necessários. No entanto, existem muitas outras que são indispensáveis no preparo e venda de pizzas. Entre eles estão:
- Geladeira.
- Forno.
- Panelas e frigideiras.
- Copos de medição.
- Caixas de pizza.
- Pratos.
- Talheres.
- Guardanapos
Além disso, se você está pensando em fazer entregas em domicílio, precisará de um veículo para se transportar.
5. Crie um menu de pizzas diferentes
Para se destacar nesse ramo, é preciso ter variedade para oferecer aos seus clientes diferentes opções e responder à diversidade de gostos.
No entanto, é recomendável que no início você ofereça um menu com poucas opções para conhecer os gostos de seus clientes.
Mais tarde, você pode oferecer novos produtos e, se possível, adicionar ao seu menu um tipo único de pizza para distingui-lo de outras pizzarias. Isso ajudará seu negócio a crescer e se destacar da concorrência.
6. Ofereça seu produto
Divulgar seu produto é importante. Dessa forma, as pessoas ficarão com vontade de conhecer o seu produto mais de perto. Para fazer isso, você pode fazer o seguinte:
- Distribua folhetos em sua localidade: Você pode ir de casa em casa distribuindo folhetos para que seus vizinhos saibam que você está vendendo pizza em casa. Além disso, você pode recorrer à mídia local para promover seu produto em todo o seu bairro.
- Use as redes sociais: Divulgue suas pizzas em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Pinterest. Você pode compartilhar fotos de suas pizzas ou vídeo exclusivo do processo de preparação. Dessa forma, você obterá e reterá seus clientes, e eles até o recomendarão.
- Crie um site: Considere criar um site para que seus clientes possam ver seu negócio, saber os preços, promoções e muito mais. Na internet, você pode encontrar muitas ferramentas gratuitas para criar seu próprio site. Não deixe de adicionar todos os dados necessários para que as pessoas possam entrar em contato com você e fazer seus pedidos.
- Ofereça amostras: Uma ótima maneira de capturar clientes em potencial é dando a eles a oportunidade de experimentar suas pizzas gratuitamente. Para fazer isso, você pode oferecer amostras em eventos locais, supermercados ou na rua.
Mas vamos ver mais técnicas de marketing para uma pizzaria delivery logo abaixo.
4 dicas para otimizar a rentabilidade de uma pizzaria
Está decidido, você quer abrir uma pizzaria enquanto controla seu orçamento? Extremamente popular no Brasil, a pizza também é conhecida por ser um prato fácil de preparar e com excelente rentabilidade.
No entanto, a restauração é um mercado muito competitivo, e nem sempre é fácil criar um lugar para si mesmo no mercado. Para te ajudar a criar uma atividade sustentável, nesse tópico eu lhe dou 4 dicas práticas e simples de implementar para maximizar a lucratividade de uma pizzaria delivery.
1. Para otimizar a rentabilidade de uma pizzaria: controle o custo das matérias-primas
Primeiro, é essencial listar o custo das matérias-primas de cada pizza que você oferece, a fim de calcular o custo de produção e deduzir a margem bruta.
Esse é um cálculo extremamente fácil de fazer em uma planilha, basta multiplicar a quantidade de cada ingrediente da sua pizza pelo preço por quilo. Em seguida, compare o custo de produção com o preço de venda para garantir que a margem composta garanta lucratividade suficiente.
Você também pode realizar simulações diferentes variando as quantidades e fornecedores escolhidos, a fim de obter a melhor relação custo-benefício possível.
2. Pense em economias de escala ao realizar seu orçamento
Uma vez que os custos de matéria-prima estejam sob controle, é importante considerar economias de escala ao calcular o orçamento da sua pizzaria.
Na verdade, quanto mais você produz, menos caro eles são para você produzir, por causa das taxas de atacado de ingredientes, mas também por causa da diminuição na participação de seus custos fixos no custo unitário total de cada pizza.
Veja o exemplo do aluguel das instalações da sua pizzaria para entender melhor, vamos supor que ele atinja 600 reais por mês:
Se você produzir 3.000 pizzas, a participação do aluguel no custo total de cada pizza será de 20 centavos (600 / 3.000 pizzas = 0,20 por pizza)
Agora, se você produzir mais 1.000 pizzas, para um total de 4.000 pizzas, a participação do aluguel por pizza é de apenas 15 centavos (600 / 4.000 pizzas = 0,15 por pizza).
Se estivermos interessados apenas em aluguel, a diferença em reais não é enorme, mas uma vez que calculamos essa parcela de todos os custos fixos (energia, aluguel, salários, seguros, etc.), ela pode representar rapidamente alguns pontos de margem.
Em resumo, é essencial estar atento à sua estrutura de custos e à evolução do custo unitário por pizza de acordo com o volume produzido.
Esse raciocínio vai te ajudar a definir seus preços de forma lucrativa, principalmente se você estiver posicionado em pizzas baratas e em concorrência direta com empresas que cobram preços muito competitivos.
Você também pode pensar em implementar uma política promocional para aumentar o volume de produtos, por exemplo, oferecendo a segunda pizza vendida a preço de custo ou reduzindo a margem arrecadada nela.
3. Escolha o equipamento certo para sua pizzaria
Aproveitar o tempo para escolher cuidadosamente seu equipamento é outra oportunidade para melhorar a lucratividade de sua pizzaria.
Para cada compra de equipamento que você terá que fazer, é essencial se perguntar sobre o custo total do seu equipamento: seu custo no momento da compra, mas também quanto custará no consumo atual (água, eletricidade, combustível) e manutenção.
Em termos de consumo de energia, você precisará fazer uma comparação entre o forno a lenha tradicional, o forno a gás e o forno elétrico.
O forno a lenha economizará eletricidade, mas terá que ser ligado várias horas antes do início do serviço, enquanto o forno elétrico é fácil de usar e operacional rapidamente, mas consome eletricidade que pode ser cara a longo prazo.
O valor do investimento inicial e os custos de manutenção de cada uma dessas soluções são muito diferentes. Pese os prós e contras cuidadosamente para otimizar a lucratividade da sua pizzaria delivery.
4. Cuidado com o impacto das promoções na rentabilidade da pizzaria
Por fim, tenha cuidado para integrar o custo real das promoções ao plano de negócios da sua pizzaria.
Embora as promoções aumentem o volume de vendas e, assim, reduzam o custo unitário das pizzas, é essencial verificar se elas continuam lucrativas.
Se a concorrência de preços for muito forte, é melhor encontrar outra maneira de se diferenciar de seus concorrentes, em vez de sacrificar a lucratividade de sua pizzaria.
Por exemplo, você pode optar por um aumento na gama oferecendo pizzas com ingredientes de melhor qualidade, segmentar uma clientela diferente ou apostar em receitas originais.
Dicas para vender mais em sua pizzaria delivery
Distribua ímãs para geladeiras para seus novos clientes
Ao contrário dos cartões de visita que são mais do que frequentemente perdidos ou jogados fora, a maioria dos ímãs de geladeira fica presa por um tempo na geladeira.
Isso significa que toda vez que um cliente abre e dá uma olhada em sua geladeira, ele acaba com contato visual adicional que o lembra que você existe.
E o melhor é que se ele não encontrar nada apetitoso em sua geladeira, seu ímã oferece a ele uma alternativa imediata com um número de telefone imediatamente disponível.
Ofereça vouchers e ternos de desconto
Uma garrafa de refrigerante grátis de 2L para a compra de 2 pizzas médias de sua escolha é uma combinação convincente para muitas pizzarias. Lembre-se de anexar cupons de desconto em suas caixas de pizza e panfletos.
Ambos os métodos de marketing são realmente eficazes, mas tenha cuidado para não abusar muito deles para não arranhar a imagem geral da sua marca.
Crie um cartão de fidelidade
Os membros do seu cartão de fidelidade recebem suas ofertas mais interessantes, ao contrário do seu cliente comum.
De qualquer forma, a promessa de ter uma pizza grátis ao final da 10a compra garante fortemente o retorno de seus clientes. Não é isso que toda empresa quer?
Faça marketing on-line
Facebook, E-mail, Twitter, seu site e qualquer outra fonte on-line podem ser usados para se comunicar sobre ofertas especiais ou eventos que sua pizzaria está oferecendo atualmente.
A promessa de ofertas exclusivas para a internet também garantirá que seus clientes se registrem em suas páginas. Isso significa que eles verão seu nome assim que fizerem login.
Divulgue localmente
O boca a boca é uma forma básica de marketing, mas certamente uma das melhores para gerar um efeito de buzz positivo em torno de sua pizzaria delivery.
Para acioná-lo e aproveitá-lo ao máximo, você pode considerar fazer uma doação para uma instituição de caridade no seu bairro, em um piquenique comunitário ou em qualquer outro evento beneficente ou coletivo.
Use imagens que fazem água na sua boca
No seu menu, em todos os seus folhetos ou sinalização, e especificamente na sua mídia publicitária, certifique-se de usar imagens de queijo derretido, uma massa crocante e vapor quente voando.
Nada melhor para abrir o apetite de qualquer cliente.
Configure um banco de dados de clientes
Com os endereços postais e de e-mail de seus clientes, você pode enviar informações sobre ofertas especiais de forma rápida e fácil para gerar clientes recorrentes. Apenas certifique-se de primeiro pedir permissão para solicitá-los e, assim, evitar passar por outro spammer.
Chame atenção das crianças
Se você pedir a qualquer criança seu prato favorito, 9 vezes em cada 10, certamente ouvirá ‘PIZZA!!’
Desenvolver um menu especialmente para crianças faz sentido. Ao mesmo tempo, ofereça jogos, balões ou atividades divertidas para crianças. É uma boa maneira de atrair as crianças e, portanto, seus pais, em seu restaurante.
Cuide da sua equipe
Um funcionário feliz sempre será um trabalhador produtivo.
Por isso, não deixe de compartilhar sempre o seu sucesso com seus colaboradores, seja através de bônus ou jogos para motivar sua equipe.
Se sua equipe gosta de trabalhar para você e sua pizzaria, eles inevitavelmente encorajarão seus amigos a vir e dar um passeio.
Gostou de saber mais sobre como abrir uma pizzaria delivery? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!