Empreender em um negócio de linguiça artesanal pode ser uma excelente maneira de entrar neste mercado tão procurado no Brasil.
De fato, em nosso país, uma alta porcentagem de pessoas gasta grande parte do seu salário na compra semanal desses deliciosos produtos.
Como eu sei que você gosta de negócios relacionado a comida e tem uma mentalidade empreendedora, vou lhe mostrar abaixo o que você precisa saber para criar seu próprio negócio de linguiça artesanal.
Assim sendo, para ajudar você a entender mais sobre como criar um negócio de linguiça artesanal, eu preparei o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe comigo agora mesmo!
Informações importantes para abrir um negócio de linguiça artesanal
Este plano de negócios visa expor os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de materializar seu negócio de linguiça artesanal.
Demanda atual do mercado
A demanda é determinada pela compra de bens ou serviços que o empreendedor está disposto a fazer, no caso da empresa de linguiça artesanal é necessário saber quais as preferências do público em relação ao consumo desse tipo de alimento.
Isso se refere especificamente à necessidade de empresas como restaurantes, donas de casa, hotéis, empresas de fast food, estocarem as linguiças necessárias para atender à sua demanda.
Atualmente, a demanda pode ser considerada um pouco alta, já que muitas pessoas usam esses produtos em seu cardápio diário.
Recursos tecnológicos
Os recursos tecnológicos que serão usados neste tipo de negócio são compostos por equipamentos de informática que são necessários para realizar o bom marketing do seu negócio.
Nesse caso, pode-se mencionar que você precisará de um computador, impressoras fiscais, um software de contabilidade administrativa e outro para controle de estoque.
Clientela
A clientela é marcada por um tipo de pessoa que tem um nível de renda médio, já que as linguiças artesanais não podem ser consideradas uma opção econômica, pelo contrário, pode-se ressaltar que elas têm um preço alto em comparação com outros tipos de alimentos.
Marketing
Em relação à promoção e marketing, sugere-se o uso de estratégias de comunicação, caso em que você pode promover os produtos com promotores que dão amostras das linguiças disponíveis para venda, mencionam suas qualidades e assim por diante.
Você também pode realizar campanhas publicitárias através do rádio, da imprensa local e, não menos importante, hoje, nas redes sociais (Instagram, Facebook e WhatsApp).
A distribuição de panfletos, que divulga os produtos para venda, lucros e propriedades de seu consumo, também pode ser usada como estratégias.
Mas como abrir um negócio de linguiça artesanal?
Conheça os principais ingredientes da linguiça artesanal
Dependendo da região, a linguiça artesanal é preparada de diferentes maneiras, mas em geral tem os seguintes ingredientes:
- Carne: a linguiça artesanal tem carne de porco moída ou picada. No Brasil, por exemplo, é feito com carne de porco fresca (crua), enquanto a versão em espanhol geralmente é feita com carne defumada.
- Especiarias: a carne é temperada com diferentes especiarias: páprica, orégano, sal… No Brasil, em algumas regiões, pimenta e vinagre são geralmente adicionados. A linguiça artesanal espanhola é preparada com alho e páprica, seja defumado, doce ou picante, o que lhe dá uma cor vermelha de tijolo intensa.
- Tripas: a massa que é obtida cortando a carne e misturando-a com diferentes condimentos é recheada em tripas. Estes determinam o tamanho e a forma do produto.
6 Etapas do processo de fabricação de linguiça artesanal
A preparação de linguiças é realizada em diferentes etapas, mas em geral o seguinte processo é seguido.
1.Escolha a matéria-prima
O tipo de carne vai depender do tipo de linguiça artesanal que você vai produzir. A carne de porco é a matéria-prima por excelência; no entanto, você também pode usar carne bovina.
2.Corte
Depois de escolher a matéria-prima vem o processo de corte. Para isso, são utilizados equipamentos especiais. A carne deve ser refrigerada ou congelada e as lâminas, devidamente afiadas.
3.Misturado e amassado
Nesta fase, a carne picada é misturada e amassada com o resto dos ingredientes, como condimentos e especiarias, e com os aditivos usados para preservação.
4.Linguiça
Uma vez que a massa é preparada, as tripas previamente lavadas são preenchidas. É fundamental que no processo de preparação da linguiça a massa não entre em contato com água ou áreas úmidas que possam favorecer o aparecimento de colorações anormais.
5.Cozinhar e fumar
Algumas linguiças são submetidas a processos de cozimento, enquanto outras são defumadas. Ambos os processos se destinam a dar à linguiça artesanal uma consistência firme. Além disso, eles servem para fixar a cor e prolongar sua vida útil.
6.Cura
O processo de cura nada mais é do que colocar a linguiça artesanal para secar no ar, a fim de obter um produto mais estável com um bom sabor. Durante esta etapa, além disso, as propriedades organolépticas que caracterizam as linguiças são desenvolvidas.
Conhecimento
Para que você possa efetivamente ter sucesso ao criar o seu negócio de linguiça artesanal, é fundamental buscar conhecimento.
É por isso que eu recomendo que você conheça esse curso, que foi preparado especialmente para você que deseja se especializar na produção de linguiça artesanal e abrir um negócio altamente rentável com isso.
Aproveite a oportunidade! Conheça agora mesmo o curso de linguiça artesanal.
Gostou de saber mais sobre como criar um negócio de linguiça artesanal? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, tenho muitas outras novidades para você!